Meu Girassol

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Para dizer que lembrei das flores

domingo, 20 de março de 2011

Entrevistando a Professora Fátima Veridiana - Programa Despertar (Adjunto - Profº Paulo Nery)

O que é o Programa Despertar? 

R- Ele está Inserido no processo de Programas Especiais do SENAR, o Programa Despertar tem como meta ampliar os horizontes de crianças e jovens das escolas públicas, no espaço rural em relação aos temas transversais, como Meio Ambiente, Cidadania, Saúde, Ética, Trabalho e Consumo, com respaldo nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). São temas que tratam de questões sociais reais, vivenciadas pelos alunos, pelas famílias e pela sociedade, sendo que o Meio Ambiente é o eixo das atividades.






Existem parcerias?

R- Esse trabalho só é possível porque o SENAR/BA firma convênio com os municípios através das Prefeituras e Secretarias Municipais de Educação para que o Programa Despertar possa desenvolver suas ações e assim alcançar seus objetivos. O município de Ribeira do Pombal foi contemplado com o Programa através da parceria entre SENAR/BA e Prefeitura Municipal no ano de 2009.







Qual é o objetivo do Programa? 

R- O programa tem como objetivo promover uma educação voltada para a formação de uma consciência ecológica, a fim de que essa educação seja a alavanca para a concretização de mudanças comportamentais direcionadas à saúde, à cidadania, à preservação ambiental, ao agir ético e aos cuidados com o consumo, visando formar cidadãos empenhados na defesa da sociedade e do meio ambiente em que vivem por meio de uma ação conjunta escola/comunidade rural.





 Como deve ser o trabalho do Educador neste Programa?

R- No processo didático/pedagógico, adotado pelo SENAR/BA e pelo Programa Despertar, o trabalho do educador, no contexto de Educação Ambiental, objetiva gerar reflexões acerca dos temas ambientais. A escolha desses temas como centro das atividades, justifica-se porque o papel da escola, na construção de valores ambientais é fundamental. O fazer educativo possibilita que a educação se converta em uma experiência de incentivo à formação de cidadãos com valores éticos que possam influenciar as transformações sociais a fim de melhorar a qualidade de vida da comunidade em que estão inseridos.
A Educação deve ser um processo permanente, construtivo e dinâmico que se realiza ao longo da vida do sujeito. A escola, portanto, precisa ser o palco onde os sujeitos desenvolverão competências habilidade e o senso de responsabilidade em relação à realidade socioambiental. Além desses aspectos, para inserir a Educação Ambiental no currículo escolar, de forma transversal ou por meio de projetos pedagógicos, com o objetivo de envolver a comunidade escolar e a comunidade do entorno, para que estas interfiram e participem na solução de problemas locais, é necessário que essa visão esteja inserida no Projeto Político Pedagógico da Escola.



Qual é a Metodologia utilizada na realização deste Programa?

R- Diante desse contexto, a metodologia mais adequada para concretização dessas metas é a PEDAGOGIA POR PROJETOS, pois é um caminho para transformar o espaço escolar em um espaço aberto à construção de aprendizagens significativas e ainda é um instrumento para quebrar paradigmas educacionais que colocam o foco no processo de ensino e não no processo de aprendizagem.
A Pedagogia por Projetos favorece o envolvimento dos alunos como participantes de suas aprendizagens, incentiva-os a: tomar decisões, comprometer-se com as escolhas feitas, assumir responsabilidades, criar estratégias para resolver os problemas propostos e a serem coautores das suas aprendizagens.
Cada tema estudado se desenvolve a partir de objetivos específicos, sem perder o fio condutor: Meio Ambiente. Mesmo conectado a esse fio, o Programa Despertar fica atento aos parâmetros legais, apresentados pelo Ministério de Educação e Cultura – MEC por isso ampliou os matérias didáticos para atender as mudanças no Ensino Fundamental de nove anos.

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